-
Arquitetos: Desterro Arquitetos
- Área: 28 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Geórgia L. Thomé
-
Fabricantes: Garimpo Moderno, Isover - Saint Gobain, Lorenzetti, Metavilla, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Solena localiza-se em uma propriedade rural no interior da cidade de Flores da Cunha/RS. Em meio a pandemia do coronavírus os clientes idealizaram um local de refúgio, que possibilitasse uma profunda conexão com a natureza. Para tanto, o programa foi organizado em dois volumes.
O volume principal, composto por um telhado de duas águas que vai até o chão e dois panos de vidro, possui um pé direito mais baixo nas suas laterais, reforçando a sensação de aconchego. Nele, estão dispostos a cama, um pequeno espaço de estar, o calefator à lenha e a bancada da cozinha. Esse volume possui uma claraboia em uma das suas águas, possibilitando que o usuário veja o céu tanto durante o dia, quanto nas noites costumeiramente frias e com céu estrelado.
O volume secundário, anexo ao principal, recebe o banheiro. Ele é composto por uma esquadria piso a teto em uma de suas laterais, voltada para o exterior ajardinado. Dessa forma, o usuário pode tomar banho integralmente conectado a natureza.
O programa se estende para o exterior através de um deck e da área lateral, com mesa externa, parrilha, fogo de chão e ofurô à lenha. Nas proximidades da cabana encontra-se também pés de bergamota, limão galego e outras frutas locais, disponíveis para consumo.
Com o objetivo de maximizar a integração com o espaço externo e com a natureza, a cabana não possui cortinas ou persianas. Nela, as mudanças na condição do clima ou no horário do dia são observadas diretamente, como se o exterior fizesse parte do ambiente interno com suas cores, sons e aspectos.
O fogo é um dos elementos principais da experiência, seja no fogo de chão para noites frias, como no assar da parrilha, no aquecimento do calefator e também no uso do ofurô.